


A mostrar um total de 8 obra(s)
Descrição:
Typographia Commercial Portuense, Porto, 1843. In-8º de (5)-226 págs. Encadernação moderna cartonada com papel marmoreado. Papel ligeiramente oxidado, resultante da sua própria qualidade sob acção do tempo.
Bonita edição de esmerado apuro gráfico, bem ao gosto romântico pleno de vinhetas de remate e cabeçoes de enfeite, com letras capitulares trabalhadas, todas distintas de Canto para Canto que constitui o poema.
Ostenta uma dedicatória autógrafa (aparada no canto inferior direito).
Inocêncio V, 64
Exemplares na biblioteca Pedro Veiga (FLUP) e Biblioteca Nacional
Não referido em "Poemas Herói-Cómicos Portugueses" de Alberto Pimentel (Porto, 1922).
RARO.
Descrição:
Gabinete de Estudos das Pescas, Lisboa, 1956. In-8º de 223-(4) págs. Brochado. Ocasionais e insignificantes picos marginais de acidez na capa. Miolo em bom estado de conservação.
Descrição:
Imprensa Nacional, Lisboa, 1934. In-8º de XXXVI-204 págs. Brochado com a lombada ligeiramente fragilizada, dada a baixa gramagem da capa de brochura. Ilustrado.
Invulgar.
Descrição:
Na Offic de Antonio Vicente da Silva, Lisboa. 1760. In-8º de (32)-475 págs. Encadernação do séc. XIX, meia francesa em pele castanha com rótulo de ordem de estante na lombada. Carimbo de posse a óleo no frontspício e ante-rosto, coevo à encadernação. Mantem a sonoridade original do papel saudável.
QUARTA EDIÇÃO, muito rara desta muito importante obra da bibliografia brasiliana, considerada por alguns bibliografos o PRIMEIRO ROMANCE BRASILEIRO (no domínio do romance alegórico de fundo moral e espiritual, bem ao gosto do barroco) em que descreve, de forma devocional, a vida quotidiana da Bahia e de Minas Gerais durante o período do ciclo do ouro brasileiro.
Inocêncio, VI, 315 e XVII, 214;
Borba de Moraes in Bibliographia Brasiliana (1983);
Palmira Morais Rocha Araújo, in Dicionário de Autores no Brasil Colonial (Colibri, 2003);
Barbosa Machado, in Biblioteca Lusitana (1752);
N. M. Pereira in Compêndio Narrativo do Peregrino da América (1939).
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1823. In-4º de XI-109-(1)-174-(8) págs. Dois títulos encadernados num único tomo
Brochado por aparar e inteiramente por abrir, preservadno a brochura original. Mantem a sonoridade original do papel. Exemplar muito fresco, limpo e limpo.
Descrição:
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernação coeva em pele com pastas decoradas com papel pintado. Leves manchas ao longo do miolo, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar desta já OBRA MUITO RARA.
Descrição:
Revista da Lingua Portuguesa, Rio de Janeiro, 1925. In-4º de XXV-85 págs. Brochado. Capas de brochura com acidificação marginal, causando fragilização e perda de peqeunos fragmentos de papel.
Separata da Revista da Lingua Portuguesa. Edição especial de 29 exemplares numerados e rubricados pelos autores dos quais "só entram no commercio os de nº 22 a 29", sendo este exemplar o nº 19.
Valorizado pela dedicatória autógrafa ao poeta José Osório de Oliveira.
RARO.
Descrição:
Comissão Brasileira dos Centenários Portugueses, Rio de Janeiro, 1940. In-4º de 413 págs. Brochado. Capas com ligeira acidez generalizada. Bom exemplar, bem conservado.
Belíssima edição impressa a dus cores, negro e azul indigo, com texto emoldurado por cercaduras de motivos vegetativos e náuticos.
De interesse para entendimento de como o Brasil em meados séc. XX via a relação da sua História Naval Brasileira com Portugal. De igual interesse para história naval do Brasil como herdeira institucional da presença portuguesa no mar.