A sua lista de compras está vazia.
Título completo: Copia / De hum S.Ctº tra- / ta da Vereação da Villa de Sero- / lico Bebado, que fez, ou mandou / fazer a con.co de Portugal, sobre / os Negocios da Guerra deste / anno de 1624'.
Caderno de 18 ff. inums (Dim. 15 x 21 cm. ) cosidas e linho de caligrafia cursiva muito legível, a uma só mão, pela frente e verso. Tem ao alto da primeira folha a assinatura de posse (séc. XIX ?) de Miguel Osorio, Lisboa. Aponta-se tanto o papel como o estilo de escrita, uma cópia efectuada no último quartel séc. XVIII. O manuscrito remata com uma declaração: "Ha o Original na Caza do Poço em Lamego, no qual está escrito nam com as divizoens, que ficão acima, mas na forma que costumão os Escrivaens da Camara".
Início deste curioso manuscrito de crítica aos acontecimentos da época:
"No Julgado de Serolico Bebado na primeira Quinta feira de Março deste anno de 1624, vindo fazendo Vereação Braz João Galego Juiz, e João Cabelludo Pedreiro, e Vicente Gomes Vereadores, e Gregorio Vaz Hortellão Procurador do Con.co, o dito Juiz propoz aos demais da maneira seguinte.
"Comp.es, parceiros, e amigos honrados: nosso amigo Braz Dias, como todos sabemos bem, está em Lisboa, sob as trampas, que lhe armarão os herdeiros de sua sogra ácerca do seu Prazo; lá vão grandes tralhadas de guerra, com que o mundo anda todo envolto; elle me mandou huma carta de muitas novas; e porq. toca a todos, oução, e cada hum dirá sobre ella segundo os miolos que tiver"; vem depois a carta, seguida do "Concelho" ao Rei, o "Voto de Vicente Gomes Vereador", outro "Concelho" ao Rei e o "Voto 3º de Gregorio Vas Procurador", vindo neste o seguinte aviso: "Mas para que fáz EI Rey festas, quando nós todos choramos?
Melhor fora para outras couzas, ou nam as fazer; porque se os fintados são Christãos novos / que isto quer dizer o nome de mercadores em Portugal / já está bem advirtido que nunca este dinheiro se emprega em couza, que luza, dizem os Praguentos, que he por ser mal ganhado, ou porque o dão com pragas."